O que é Hidroterapia do Cólon?

Também conhecido como colonoterapia, limpeza intestinal ou lavagem do cólon, a Hidroterapia do Cólon é um método seguro e eficaz de limpeza do cólon de resíduos, através de suaves, repetidas lavagens com água.



Porquê fazer um tratamento?
Resíduos podem acumular-se no nosso colón e a acção muscular do cólon pode diminuir, que  resulta em obstipação e evacuações insuficientes. Embora o corpo humano seja muito bem adaptado e capaz de lidar com as consequências da vida moderna, às vezes o delicado equilíbrio pode ser afectado pela dieta, stresse ou saúde. É sempre aconselhavel comer uma dieta equilibrada e fazer exercício como base para uma boa saúde. No entanto, é um facto que muitas pessoas sofrem com problemas intestinais e existem vários medicamentos que são regularmente usados para tratar os sintomas. Hidroterapia do cólon é uma maneira eficaz de remover  resíduos utilizando a introdução de água para o intestino, que estimula o músculo para contrair e esvaziar-se.



Caso tenha sofrido de obstipação por muito tempo, os tratamentos podem ajudar?
Em muitos casos a prisão de ventre pode ser resolvida com técnicas naturais e inofensivas, incluindo a hidroterapia do colón. Há três factores envolvidos para ter um cólon bem funcional: dieta e hidratação, exercício e emoções, e os três devem ser equilibrados para o cólon funcionar bem. O processo de hidroterapia do cólon é um auxílio para a limpeza e cura do cólon, para que seguintes mudanças na dieta, exercício e atitude consigam trazer os resultados desejados. Muitas pessoas sentem-se motivadas e entusiasmadas depois de tratamento para instituir mudanças positivas no seu estilo de vida



Quanto tempo dura um tratamento?

Uma sessão de hidroterapia do cólon demora cerca de 45 minutos,  mas isto pode variar dependendo da opinião da terapeuta ou dos seus desejos individuais. Na primeira consulta a terapeuta fará um histórico médico, por isso deve contar com uma hora e meia na clínica.


Como é que se sabe quando o colón está vazio?
Provavelmente nunca ficará completamente vazio, já que é um órgão em uso contínuo. O objetivo não deve ser um cólon vazio, mas sim um cólon bem funcional.



Posso ficar viciado nos tratamentos?
Não. Um bom terapeuta, dedicado à sua saúde, vai encorajá-lo a definir o objectivo de ter um cólon funcional. Como o seu próximo movimento intestinal pode demorar após um tratamento, pode achar que está a ficar 'dependente'. Levará algum tempo para a materia fecal ocupar o colón novamente.



Um tratamento pode causar prisão de ventre ou diarreia?
A experiência mais frequente é ter um ligeiro atraso em movimentos intestinais e, a seguir, uma eliminação maior e mais fácil. Às vezes pode não haver nenhuma eliminação durante alguns dias após um tratamento. No entanto, isso é normal e deve ser interpretado como tal. Raramente pode haver diarréia mas se isto ocorrer, é geralmente de muito curta duração. Se estiver minimamente preocupado deve entrar em contacto com o seu terapeuta.


Posso comer depois de tratamento?

Sugerimos que coma, à hora normal, uma refeição ligeira e nutritiva.

Assim como não faz sentido lavar o carro e imediatamente conduzi-lo através da lama, comer uma refeição que pode causar problemas no seu abdômen diretamente após um tratamento não é uma  escolha inteligente. Legumes cozidos ao vapor, saladas, sopas de legumes ou caldos, frutas ou sumos são a melhor opção.

 

 


 

 

Inside & Out. Copyright Kirsten Hellum 2012