Hidroterapia do cólon


Hidroterapia do cólon (irrigação do cólon) é uma terapia corporal com água.

Durante uma sessão de hidroterapia de cólon, água é introduzida suavemente para o intestino através do ânus, de uma forma controlada por um terapeuta qualificado. A hidroterapia do cólon visa alcançar a função ideal do intestino através da restauração do equilíbrio dos fluidos, matérias e gáses. A remoção de resíduos de excesso e o exercício para o intestino grosso beneficia a absorção, assimilação e eliminação, que são fundamentais para manter a saúde e o bem estar do corpo e da mente.

Na sua primeira consulta o terapeuta fará uma história clínica completa e explicará o processo e procedimento do tratamento. Não hesite em fazer qualquer pergunta. Não precisará de fazer alterações especiais na a sua dieta ou estilo de vida antes de um tratamento, embora muitas pessoas optem por fazer um tratamento  no início de um novo regime de saúde.

Será realizado um breve exame retal e, em seguida, um espéculo é delicadamente introduzido no reto. Este procedimento não deve ser doloroso. Se sentir qualquer dor ou desconforto, por favor informe o seu terapeuta.

Um tubo de entrada e outro de saída estão ligados para o exterior do espéculo para fornecer o fluxo de água que entra, e a água e resíduos que saiam. Os resíduos são canalizados para fora e, uma vez que o sistema é todo fechado, não há nenhum odor.

Será inicialmente solicitado a deitar-se sobre o lado esquerdo para permitir a inserção do espéculo, e em seguida a terapeuta pede-lhe para se deitar de costas.

Para facilitar a eliminação de resíduos e bolsas de gás, a terapeuta pode fazer uma suave massagem abdominal.

 

Inside & Out. Copyright Kirsten Hellum 2012